Da horta para a merenda - Instituto Ecomamor
- ¿Cuál es el problema que están resolviendo?
- 52 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar, vivendocom menos de R$ 18,24 por dia, equivalente a uma renda mensal de R$ 387,07 porpessoa (IBGE, 2016).Somos um instituto que tem como missão o combate à insegurança alimentarurbana por meio da educação ambiental, promovendo experiências práticas deaprendizado e integração social e nossa atuação está diretamente ligada aos objetivos2 e 11 da ONU (“fome zero e agricultura sustentável” e “cidades e comunidadessustentáveis”).Nosso objetivo do ano de 2019 foi o de combater a insegurança alimentar enutricional de estudantes da rede pública de ensino através da implantação de hortasurbanas agroecológicas em escolas de Goiânia e região metropolitana (Projeto “DaHorta para a Merenda”) e, para o público em geral, oferecemos atividades como diasde campo, palestras e oficinas.Após dois anos de atividades e o levantamento das 25 intervenções de hortasrealizadas, observamos que as hortas têm impacto tanto na alimentação, quanto nasrelações interpessoais e das pessoas com o meio. As hortas modificaram a relação daspessoas com o local, pois novas interações foram criadas, principalmente nas escolas,onde as professoras e os alunos passaram a ter uma nova fonte de ensinamentos e dealimentos frescos e saudáveis, se apropriando e fazendo da horta uma extensão dasala de aula, bem como complementando a merenda escolar.As crianças passam a construir uma nova relação com os alimentos, seinteressando por comer algo que tenha sido produzido com a ajuda delas e no próprioambiente escolar.
- ¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
- O projeto atende dez escolas públicas de Goiânia e região durante 1 ano, sendo mais de três mil pessoas impactadas diretamente dentre alunos, funcionários e comunidade. A horta funciona como um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de práticas de saber e fazer coletivo, a vivência dos ciclos dos alimentos, a transformação de áreas improdutivas da escola em espaços de cultivo e socialização a aprendizagem relacionada à biodiversidade local e aos saberes tradicionais.
- ¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
- 1- Agricultura - Fome zero e Agricultura Sustentável (ODS 2) / Trabalho Decente (ODS 8) /Comunidades Sustentáveis (ODS 11).
- ¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
- O projeto “Da horta para a merenda” é inovador por existir a partir da construção de uma rede sólida e ampla entre vários setores da sociedade civil, trabalhamos em parceria com outras instituições e profissionais diversos, buscando referências em conhecimentos tradicionais para alcançar os objetivos principais que visam à segurança alimentar urbana e à educação ambiental. Inovamos também na forma como causamos o impacto na comunidade: seja por meio dos grupos de whatsapp, conversas presenciais com as crianças ou encontros de formação continuada com temas diversos e afins para merendeiras e professores, com foco na conexão entre o ser humano e a natureza. Trabalhamos com a agricultura de base agroecológica, utilizando princípios da agricultura orgânica e agroflorestal, da forma mais sustentável possível, respeitando o meio ambiente e as preexistências do local, incluindo mudas de plantas alimentícias não convencionais, medicinais, além das hortaliças tradicionais, conforme demanda de cada espaço. Para além dos mutirões da horta, realizamos também um série de atividades como cursos, palestras e dias de campo que buscam divulgar e fomentar a promoção de hábitos alimentares saudáveis por meio do estímulo ao cultivo de hortas agroecológicas livres de agrotóxicos e insumos químicos, a redução da insegurança alimentar de comunidades carentes de Goiânia, a revitalização de áreas subutilizadas ou até mesmo abandonadas dentro de instituições públicas, o compartilhamento de saberes tradicionais fomentando o uso de plantas medicinais e a criação de uma cultura de sustentabilidade e autossuficiência para os beneficiários de nossas ações.
- Nombre y apellido representante del equipo
- Melina Repezza Charalabopoulos
- Equipo
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Da horta para a merenda - Instituto Ecomamor"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Da horta para a merenda - Instituto Ecomamor"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Melina Charalabopoulos a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario